Ponto de Entrega Voluntário - PEV é entregue pelo Sema na EMEF Presidente Vargas



Dentro do Programa Lixo Zero da Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, dez escolas da rede de ensino de Campo Bom receberam os PEVs (Ponto de Entrega Voluntário), para descarte de resíduos eletrônicos, recicláveis e perigosos. A ação é uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura que tem trabalhado políticas de educação ambiental nas escolas.  
Nesta terça-feira, 30, a EMEF Presidente Vargas do Bairro Operária, recebeu mais um PEV para resíduos perigosos. A escola que ganhou em 1° lugar no Prêmio RBS de Educação 2018, a exemplo de outas escolas tem unido alunos e professores para trabalharem a questão do descarte correto de lixo.
Além das ações da Administração Municipal através das secretarias, o SEBRAE tem realizado uma parceria com o projeto SEBRAE Sustentável. Na ocasião a coordenadora do Projeto Sebrae Sustentável Bárbara Heller e o gerente do Sebrae Porto Alegre Marco Grendene acompanharam a entrega do PEV e  anunciaram algumas ações que serão levadas para a EMEF Presidente Vargas voltadas também a vida sustentável. “Campo Bom sempre foi muito parceiro do SEBRAE e agora a gente está devolvendo ao Município através dessas ações com o projeto Pense Sustentável para melhorar a escola, o município e a vida de todos”, diz Bárbara.
Para o Secretário do Meio Ambiente João Flávio da Rosa, a separação do lixo em casa como o lixo seco e orgânico, faz muita diferença para quem trabalha em uma Usina de Reciclagem. As ações nas escolas com as entregas de panfletos informativos entregue para as crianças, serve também para informar os pais das ações realizadas sobre o descarte correto do lixo. “É muito importante que as crianças levem para casa o que aprendem em sala de aula, para que as ações sejam conhecidas por todos e assim multiplicarmos boas ações que certamente repercutirão em nosso futuro e no meio ambiente”, diz João Flávio.
A Secretária de Educação e Cultura Simone Schneider destaca que a EMEF Presidente Vargas foi escolhida como projeto piloto de sustentabilidade. “Dentro  das ações que já fazíamos na escola,  essa parceria com o SEBRAE, que já era forte através de outros projetos como o “De Olho no Futuro”, só vem a somar com esse projeto piloto de sustentabilidade”, diz a secretária.
Os PEVs são mais uma opção de descarte correto do lixo. Identificados como Recicláveis, Perigosos e Eletrônicos, a comunidade pode levar suas lâmpadas usadas, pilhas, baterias, eletrodomésticos para esses pontos de coletas. Nestes pontos a população pode descartar resíduos recicláveis em conteiners especiais. O recolhimento é feito quinzenalmente pela cooperativa de reciclagem. Atualmente existem 53 pontos de entrega ativos, até o final de agosto este número deve ser ampliado para 90.
Além dos PEVs, existe o Caco Treco para móveis em que a população pode solicitar pelo telefone da Sema 3598-8643.



Confira os pontos de coletas que funcionam em dias úteis e horário comercial:
APAE
CEMEA
CMI (centro materno infantil)
Colégio Santa Terezinha
Colégio Sinodal Tiradentes
E.E.E.M. La Salle
E.M.E.F. 25 De Julho
E.M.E.F. Adriano Dias
E.M.E.F. Borges de Medeiros
E.M.E.F. D. Pedro II
E.M.E.F. Dona Augusta
E.M.E.F. Duque de Caxias
E.M.E.F. Edmundo Strassburger
E.M.E.F. Esperança
E.M.E.F. Genuíno Sampaio
E.M.E.F. Lúcia Mossmann
E.M.E.F. Marcos Silvano Vieira
E.M.E.F. Marquês do Herval
E.M.E.F. Morada do Sol
E.M.E.F. Octacílio Ermindo Fauth
E.M.E.F. Presidente Vargas
E.M.E.F. Princesa Isabel
E.M.E.F. Rui Barbosa
E.M.E.F. Santos Dumont
E.M.E.F.C.E.I. CEI
E.M.E.I Sempre Viva
E.M.E.I. Amarelinha
E.M.E.I. Amiguinho
E.M.E.I. Aquarela
E.M.E.I. Arco-Íris
E.M.E.I. Casa da Criança
E.M.E.I. Casinha da Alegria
E.M.E.I. Cebolinha
E.M.E.I. Chapeuzinho Vermelho
E.M.E.I. Claudy Schaefer
E.M.E.I. D. Pedro I
E.M.E.I. Estrelinha Azul
E.M.E.I. Guilhermina Blos
E.M.E.I. Pastor Waldemar Ramão
E.M.E.I. Paulistinha
E.M.E.I. Pedacinho do Ceu
E.M.E.I. Primeiros Passos
E.M.E.I. Santo Antônio
E.M.E.I. Sempre Unidos
E.M.E.I. Tico-Tico
Escola Arte Educação
Horto Municipal - CEMPRA
Projeto Floração
UBS 24 Horas
UBS 25 De Julho
UBS Operária
UBS Quatro Colônias
Prefeitura Municipal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Incentivar a cultura é ir além do apoio financeiro

Volta às aulas ( parte I )

Caminhos paralelos