Feira Medieval



São Leopoldo recebeu pela primeira vez no mês de maio a Feira Medieval que aconteceu no Museu do Trem, dentro da programação do Aldeia Sesc, chegando a um público de aproximadamente cinco mil pessoas de acordo com os organizadores do evento.

Segundo Andrea Guedes gerente do Sesc São Leopoldo, após um convite dos meninos do Bando Celta para conhecer a feira em Porto Alegre, viu a possibilidade de trazer  a feira para dentro da programação do Aldeia.

O Projeto Aldeia Sesc ocorre em todo Brasil e no RS em quatro municípios São Leopoldo (a mais antiga), Santa Maria, Caxias do Sul e Santa Rosa.Durante cinco dias ocorrem ações culturais, descentralizadas, nas diferentes linguagens (música, artes visuais, exposições, teatro, circo, dança...). “Após a convite do Grupo fui a Vila Flores/POA conhecer a Feira Medieval. Participei de algumas atividades da programação e fiquei encantada com o envolvimento dos artistas e comunidade", afirma Andrea.

No Rio Grande do Sul o grande responsável por organizar a Feira Medieval é o Bando Celta, criado em 2013. Após muitos shows, segundo o integrante do Bando, Renato Velho (vocal, violão, mandola e banjo), a inspiração de fazer uma feira medieval veio de um evento semelhante em São Paulo. Hoje o Bando Celta não é só uma banda de músicas celtas, mas uma Companhia Artística e Produtora de Eventos.

Engana-se quem pensa que o evento é direcionado apenas aos jovens. O público costuma ser variado e proporciona uma volta ao passado para pessoas de todas as idades. Para o público adulto, por exemplo, é possível experimentar bebidas artesanais, para as crianças o teatro com bonecos chama a atenção. No evento, acontecem também exposições de artesanato, atrações artísticas como danças típicas, música, teatro, palestras sobre culinária medieval, desfiles com trajes típicos, mostra de armas medievais e shows.

Para quem curte as histórias da Idade Média, a Feira Medieval é uma ótima desculpa para usar aqueles trajes típicos e mergulhar num passado que até então, só se vê nos filmes ou séries como "Game of Thrones", pelo menos por um dia. Para quem nunca foi e tem a curiosidade de saber como é, também é uma ótima opção de lazer para jovens, adultos e crianças.
Ficou interessado? Basta curtir a página do Bando Celta no Facebook e ficar por dentro dos próximos eventos. 



Confira um pouco do que rolou na primeira Feira Medieval em São Leopoldo no Museu do Trem
Fotos: Patricia Klein

Bando Celta

Canecos viking - produto artesanal

Músicos 

pães artesanais

Banca de cosmética feminina

Esculturas em madeira

Acessórios masculinos




Alguns dos diversos trajes típicos que circularam na feira







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Incentivar a cultura é ir além do apoio financeiro

Volta às aulas ( parte I )

Caminhos paralelos